Instalação de Certificado A1 em Computador

Instalar

Importar

Exportar

1. Separe o e-mail “Aprovação de Pedido”

Nele constam o Número do Pedido e o Código de Instalação – informações que você usará no item 3 deste tutorial de suporte.

Se não localizar esta mensagem em sua caixa de entrada, verifique também as pastas lixo eletrônico e spam

2. Baixe e instale o Java

Se você já tiver o Java em seu computador, pule para o item 3.

  1. Para baixar o Java, basta você clicar aqui.
  2. Depois, clique em “Fazer download do java“.
  3. Abra o arquivo que você fez o download.
  4. Quando a seguinte tela abrir, clique em “Executar” e aguarde a finalização da instalação do Java.
  5. Agora, basta você clicar em “Finalizar” e seguir para o Item 3.

3. Inicie a instalação do Certificado Digital

Baixe o assistente de instalação abaixo e, depois, execute o arquivo.

Para iniciar, basta você clicar aqui.

Ao iniciar a instalação do certificado, será necessário informar os seguintes dados:

  • Número do Pedido – consulte o e-mail “Aprovação de Pedido”
  • Código de Instalação – consulte o e-mail “Aprovação de Pedido”
  • CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do titular.

Estas são as etapas que você deve atravessar para instalar o seu Certificado A1:

  1. Para começar, informe o número do seu pedido e clique em “Avançar“.
  1. Insira as informações: CPF e o Código de InstalaçãoAtenção ao preencher os campos. Há apenas 3 tentativas antes do bloqueio do pedido. Depois, clique em “Avançar“.
  1. Na próxima tela, confira as informações e assinale onde diz “Li e concordo com o Termo de Titularidade”. Depois, clique em “Avançar“.
  1. Crie uma senha e anote-a, pois ela será solicitada toda vez que você precisar usar o certificado. Clique em “Finalizar“.

A Certisign ou a CertBrasil não têm acesso a esta senha criada, portanto não poderemos redefini-la posteriormente.

  1. Prontinho: Certificado instalado!

No Windows

Basta você deve realizar um teste para checar se tudo está tudo funcionando.

No Apple MacOS

O próximo passo é importar o certificado para o navegador. Siga o passo a passo disponível no link. Depois, realize um teste.

Importar Certificado – Importante:

  • importação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, antes de importá-lo, você deverá realizar a etapa da exportação.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.
  • Digite a senha do Certificado (cadastrada durante o processo de instalação). Deixe a segunda e terceira opções marcadas e, de novo, clique em “Avançar”.

Selecione o tipo de Sistema Operacional

Windows

Apple MacOS

  1. Localize o Certificado A1 (arquivo com a extensão .pfx) no seu computador e/ou na pasta para a qual o Certificado foi exportado. Caso não esteja na área de trabalho, você poderá procurar pelo número do pedido ou pela extensão: *.pfx os digitando no menu “Iniciar”.
  1. Abra o arquivo do Certificado que deseja importar clicando sobre ele. E seguida, abrirá uma tela de “boas-vindas”. Sem realizar qualquer alteração, clique em “Avançar”.
  1.  Você verá, aqui, o caminho do Certificado. Apenas clique em “Avançar” novamente.
  1. Digite a senha do Certificado (cadastrada durante o processo de instalação). Deixe a segunda e terceira opções marcadas e, de novo, clique em “Avançar”.
  1. Sem realizar qualquer alteração, deixando a opção automática selecionada, clique em “Avançar”.
  1. Aparecerá um breve resumo sobre as configurações selecionadas até o momento. Clique em “Concluir”.
  1. Por fim, você verá a janela de conclusão com sucesso da importação. Clique em “OK”. Pronto! Seu Certificado foi importado.
  1. Localize o Certificado em sua área de trabalho (ou na pasta que estiver) e dê um clique duplo sobre ele.
  1. Na janela que aparecerá, digite a senha do Certificado e clique em “ok”.
  1. Pronto! O Certificado já foi importado e poderá ser visualizado no “acesso a chaves”. Para acessá-lo, clique no cadeado “Login” no canto superior esquerdo e depois na categoria “Certificados” na lateral esquerda.

Exportar Certificado – Importante:

  • exportação do Certificado Digital é feita quando há a necessidade de utilizá-lo em uma máquina diferente daquela em que o Certificado foi instalado. Por isso, depois de exportá-lo, você deverá realizar a etapa da importação.
  • Para poder exportar o certificado, no momento da importação anterior você deve ter marcado a opção de de chave exportável. Caso contrário, você não poderá exportá-lo.
  • O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão .pfx que é armazenado em sua área de trabalho automaticamente após a instalação.
  • Se você não renomeou o arquivo, o nome dele poderá ser o número do pedido do Certificado ou o nome do titular (sempre com a extensão .pfx).
  • Tenha em mãos a senha do seu Certificado, a qual foi cadastrada durante a instalação.
  • Selecione como confiável o Certificado e as hierarquias.

Selecione o tipo de Sistema Operacional

Windows

Apple MacOS

  1. Abra o navegador do Google Chrome e, em seguida, abra o menu do Google Chrome localizado no canto superior direito. Feito isso, clique em “definições”.
  1. Agora, digite “Certificados” no campo de busca na parte superior da tela e, em seguida, clique em “Gerir Certificados”.
  1. No menu “Opções da Internet”, clique na aba “Conteúdo” e depois em “Certificados”.
  1. Na aba “Pessoal”, selecione o Certificado que irá exportar e clique em “exportar”.
  1. Em seguida clique em “Avançar”.
  1. Agora, marque a opção “Sim, exportar essa chave privada”.
  1. Feito isso, escolha a opção “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e clique, novamente, em “Avançar”.
  1. Em seguida, digite e confirme a senha da cópia de segurança e clique em “Avançar”.
  1. Clique, agora, em “Procurar”.
  1. Selecione o diretório aonde a cópia será salva, digite o nome do arquivo e clique em “Salvar”.
  1. Após selecionar o local em que deseja salvar o Certificado, clique em “Avançar”.
  1. Em seguida clique em “Concluir” e, depois, “Ok”. Pronto! Seu Certificado foi exportado para o local escolhido.
  1. Abra o navegador Mozilla Firefox e abra o menu localizado na parte superior direita do navegador, o qual é sinalizado por três barras. Feito isso, clique em “opções ou preferências”.
  1. Em seguida, clique em “Avançado ou Privacidade e Segurança”. No campo de busca, localizado no canto superior direito, digite “Certificado”. Após escrever a palavra, clique em “Ver Certificados”.
  1. Em seguida, clique na aba “Seus Certificados”.
  1. Após clicar na aba “Seus Certificados”, selecione o Certificado que deseja exportar, e, em seguida, clique em “Backup”.
  1. Agora, selecione o local onde a cópia do Certificado será salva e clique em “Salvar”.
  1. Digite e confirme uma senha para a cópia do Certificado, e Clique em “Ok”. Sugerimos que insira, aqui, a mesma senha do Certificado, criada durante a instalação do Certificado.
  1. Clique em “Ok” e, em seguida, em “Ok” novamente. Pronto! O Certificado já foi exportado com sucesso.